Sob protestos – Câmara aprova reforma administrativa da Prefeitura da Capital

Dos 29 vereadores, 25 votaram à favor da proposta, dois foram contrários, houve uma ausência e o presidente da Casa de Leis, pelo regulamento, não...

As últimas sessões ordinárias da Casa de Leis Municipal ocorreram em meio a protestos de representantes da Cultura, Juventude e movimentos em defesa da mulher nesta semana, quando os vereadores receberam a reforma administrativa da Prefeitura Municipal de Campo Grande como pauta para votação em regime de urgência.

Aprovada hoje (11), em sessão extraordinária – já que as sessões regulares da Câmara ocorrem às terças e quintas-feiras, o projeto de lei 11.504/24, que dispõe sobre a adequação da estrutura da administração direta e indireta do município de Campo Grande foi aprovada em votação única. Esta proposta é substitutiva ao projeto de lei n. 11.501/24, que havia sido enviada pela Prefeitura, mas retornou ao Executivo para adequações técnicas.

Dos 29 vereadores, 25 votaram à favor da proposta, dois foram contrários, houve uma ausência e o presidente da Casa de Leis, pelo regulamento, não vota, a não ser que haja necessidade de desempate.

Protestos e queda de energia – De acordo com o organograma inicial, algumas secretarias como Juventude, Cultura, Meio Ambiente e da Mulher, seriam extintas, o que causou revolta em representantes das referidas classes, que protestaram na terça-feira (10) durante a sessão, contudo, a queda de um poste na região causou queda de energia e a votação foi suspensa, sendo retomada hoje. Em diálogo com os manifestantes, o presidente da Câmara, vereador Carlos Augusto Borges – o Carlão, tentou amenizar a situação e prometeu coerência nas decisões. “Estamos cuidando para que o servidor de carreira não seja prejudicado. Nada que vá prejudicar o servidor a Câmara vai aprovar”, garantiu.

Ainda segundo Carlão, algumas medidas são necessárias para a viabilidade econômica da gestão municipal. “Estamos mudando a estrutura, prédios, RH, para enxugar a máquina. Então, nada que vá prejudicar o servidor será aprovado”, reforçou o presidente.

Contudo, de acordo com a vereadora Luiza Ribeiro (PT), o projeto não foi enviado com encaminhado com comprovação de impacto financeiro. “Fala-se em 30% de economia (com a reforma), mas não temos comprovação. Não sabemos se tem alguma validade real para Campo Grande”, disse a vereadora que votou contrário às mudanças, assim como o vereador Professor André Luis (PRD).

Como está a atual estrutura? A Administração Direta é formada ainda nesta momento por 12 secretarias e mais 8 da Administração Indireta. Sendo elas:

Direta:

  1. Secomp (Secretaria-Executiva de Compras Governamentais)
  2. Sefin (Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento)
  3. Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais)
  4. Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana)
  5. Sesau (Secretaria Municipal de Saúde)
  6. Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio)
  7. SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social)
  8. Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo)
  9. Seges (Secretaria Municipal de Gestão)
  10. Sejuv (Secretaria Municipal da Juventude)
  11. Semed (Secretaria Municipal de Educação)
  12. Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social)
  13. Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos)

Já a Administração Indireta contempla:

  1. Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos)
  2. Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano)
  3. Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação)
  4. Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito)
  5. EMHA (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários)
  6. IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande)
  7. Funesp (Fundação Municipal de Esportes)
  8. Funsat (Fundação Social do Trabalho)

Como fica com a nova estrutura?

Desta forma, a partir de 2025 a estrutura do Executivo fica da seguinte forma:

  1. Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep);
  2. Secretaria Municipal de Saúde (Sesau);
  3. Secretaria de Governo e Relações Institucionais (Segov);
  4. Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes).
  • Secretaria de Governo e Relações Institucionais
    1. Secretaria Executiva da Mulher
    2. Secretaria Executiva de Cultura
    3. Secretaria Executiva da Juventude
  • Secretaria Especial da Casa Civil
  • Secretaria Especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas
  • Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social
  • Secretaria Especial de Licitações e Contratos
  • Secretaria Especial de Articulação Regional
  • Secretaria Municipal da Fazenda
  • Secretaria Municipal de Administração e Inovação
  • Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Meio Ambiente e Fiscalização
  • Secretaria Municipal de Educação
  • Secretaria Municipal de Saúde
  • Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania
  • Procuradoria-Geral do Município
  • Controladoria-Geral do Município

Fotos: Divulgação Câmara Municipal

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