Entre contos e versos, CTG de Dourados celebra a poesia durante workshop

Jovens e experientes declamadores do CTG Querência do Sul em Dourados participaram do Workshop sobre a arte de contar poemas e versos no compasso da...

Jovens e experientes declamadores do CTG Querência do Sul em Dourados participaram do Workshop sobre a arte de contar poemas e versos no compasso da emoção.

A poetisa gaúcha, Bianca Bergmam, está em tour pelo Mato Grosso e Mato Grosso do Sul levando o projeto Construindo Sonhos. ” A gente prima por trazer esta oralidade para que tenhamos sempre bons comunicadores para muito além de apenas declamadores”, diz Bergmam.

O Workshop começou com uma poesia sobre os eventos climáticos que abalaram o Rio Grande do Sul.

“Da dor da perda, a esperança em reconstruir um futuro bom.”

Uma maneira quase que terapêutica de de elaborar a dor, de receber consolação e de se sentir incluído.

Após receber mentorias online, a primeira prenda do CTG Querência do Sul, Katharine Pederiva Souza, aponta que elevou todo potencial que tem na arte de declamar a outro patamar. A prenda tem se destacado com premiações em todo o estado na categoria declamação. Ela também é diretora de arte e cultura do CTG em Dourados e sentiu a necessidade de ampliar a discussão sobre poesia e música. ” De modo geral as pessoas gostam e conhecem muito a dança mas as origens da cultura Gaúcha estão muito ligadas a poesia e é esse interesse que a gente busca despertar nos jovens tradicionalistas”, aponta.

A poetisa deve realizar outros dois eventos desta vez no CTG em Maracaju e a série de palestras se encerra em Campo Grande no CTG Tropeiros da Querência,
na próxima segunda-feira, 24 de março.

O evento é gratuito e aberto para comunidade.

O CTG tropeiros da Querência está localizado na rua Miguel sutil 445, Vilas boas na capital.

Compartilhar: