
Um procedimento de transplante de órgãos é uma verdadeira força tarefa para todas as equipes envolvidas. Não é só a tensão pela delicadeza do transporte de algo tão valioso, mas a agilidade que a logística exige, afinal, os órgãos precisam ser levados o mais rápido possível para garantir que o procedimento seja bem-sucedido.
Ontem, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ajudou a protagonizar uma cena digna de cena de filme, durante a tarde: com a ajuda de um helicóptero, realizou com urgência o transporte de 5 órgãos para transplante, que foram retirados de um doador em Dourados e chegaram a pacientes de Campo Grande.
A doação teve origem na segunda maior cidade do Estado, foram captados dois rins, duas córneas e um fígado, no Hospital da Vida em Dourados, e pela urgência no envio, a equipe médica solicitou o apoio da PRF em trazer o material para a capital.
Saindo da Delegacia da PRF em Dourados, a aeronave da PRF realizou trajeto em apenas uma hora até o Hospital Adventista do Pênfigo, onde um paciente já aguardava o transplante do fígado.
As córneas ainda foram encaminhadas à Santa Casa em Campo Grande e os rins terão como destino a cidade de Porto Alegre (RS).
Informações: PRF/MS