
Não há limites para quem acredita nos sonhos e o trajeto se torna mais fácil quando existem pessoas dispostas a sonhar e realizar junto.
Exemplo disso é o Programa Turminha do Bem, uma iniciativa socioeducativa, de cunho pedagógico, informativo e perceptivo dentro das escolas, teve o material do projeto “Nossas Emoções e a transformação social” adaptado para o Braille, sistema de leitura através de pontos em relevo que podem ser lidos com os dedos por pessoas cegas ou com baixa visão.
O material impresso, nesse primeiro momento, será utilizado pela professora Merluza, que tem deficiência visual e trabalha no Centro de Educação Infantil Santa Rita de Cássia, da cidade de Jaraguari, a 55 quilômetros de Campo Grande – MS, a partir do ano letivo de 2025. “Estamos muito felizes com essa grande conquista da Turminha do Bem que demonstra o nosso compromisso em atender a todos, com inclusão, responsabilidade e aprendizagem”, destaca a idealizador do Programa Turminha do Bem, a doutora em ciências farmacêuticas, Fernanda Fialho, que é farmacêutica, graduanda em Medicina e que desde 2015 dedica-se a elaboração de projetos de educação e escrita de livros infantis voltados para a saúde.
Esse ano a professora desenvolveu com os alunos do pré-2 o Projeto das emoções, porém ela não tinha o material em Braille e precisava sempre do professor auxiliar para aplicar as atividades. Então, a partir do ano que vem, ela terá acesso a todo o material para a leitura, dando a ela mais autonomia em sala de aula.

O Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual do estado de Mato Grosso do Sul– CAP DV /MS foi o responsável em fazer a transcrição, adaptação e a impressão dos três volumes que compõem o Projeto Nossas Emoções e a transformação social contendo quatro livros, oito cadernos de atividades e quatro manuais. Todo o material tem o objetivo de trabalhar a saúde emocional das crianças e adolescentes em idade escolar dos ensinos infantil e fundamental. As ferramentas disponíveis conseguem dar suporte e melhorar a relação do aluno consigo mesmo, com a família e a sociedade por meio das habilidades emocionais e consequentemente gerar uma melhora também no desempenho escolar e nas perspectivas de futuro dos alunos. “Ficamos muito contente de conhecer o trabalho da Turminha do Bem dando esse tipo de acesso às pessoas deficientes visuais porque entendemos que ele é decisivo para uma transformação social e para uma mudança de compreensão da sociedade, além de ser determinante no êxito da formação escolar e da inserção no mercado de trabalho”, enfatizou, José Aparecido da Costa, gerente pedagógico do CAP DV / MS.
A Turminha do Bem em Braille será disponibilizada sempre que solicitada para todas as escolas que tiverem alunos e professores com deficiência visual para que possam acompanhar as atividades pedagógicas do programa.
Sobre o Projeto Turminha do Bem: criado em Campo Grande – MS, em 2015, pela doutora em ciências Fernanda de Oliveira Fialho, o programa tem o objetivo de fornecer materiais e conteúdos educativos interdisciplinares diferenciados e complementares para os alunos da educação infantil, ensinos fundamental e médio através de contos expressivos e ferramentas da metodologia ativa. A Turminha do Bem é formada pelos personagens Bacbem, Kito, Raio, Neural, Denoka, João, Teddy e o Fabinho, cada um deles tem uma função na didática com os alunos. O projeto oferece sete propostas de trabalho para a equipe pedagógico das escolas.
Ambientes limpos: trabalha a vigilância epidemiológica, a consciência, o papel de cada cidadão de forma individual e coletiva na responsabilidade social;
Emocional: trabalha a inteligência, consciência e autonomia emocionais e a competência social;
Fisiologia da vida: trabalha o desenvolvimento humano em diferentes fases da vida abordando conceitos de responsabilidade, ética, moral, deveres, direitos e riscos sociais e vulnerabilidade;
Higiene pessoal e alimentar: trabalha as práticas de saúde individual e coletiva mostrando a importância da adoção de novos hábitos para a promoção da saúde e bem-estar;
Meio ambiente: trabalha os pilares do desenvolvimento estruturado e sustentável com a promoção da ascensão econômica na mesma proporção da social e ambiental.
Inclusão: trabalha a inclusão social no ambiente escolar, abordando os cuidados inerentes ao educador e seu preparo com ações amplas de conscientização e formação sobre TEA, Transtornos Mentais Gerais na Infância, repercussões clínicas da puberdade e alunos com deficiências.
Antirracismo: trabalha para promover a igualdade racial e a valorização da diversidade com a atenção e a percepção dos alunos e professores, a partir de lembranças, ideias, informações, emoções e conteúdos, para a identificação de preconceitos raciais que habitam o imaginário social e que encerram em si estereótipos, impulsos ou desejos, nem sempre conscientes, responsáveis por atitudes discriminatórias e manutenção e/ou a reprodução do racismo.
Em nove anos de existência a Turminha do Bem já alcançou 40 mil alunos, em 1600 escolas, nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Amapá e Mato Grosso, com a participação de 9 mil professores.
Detalhes www.projetoturminhadobem.com.br