O sino tocou na Basílica São Pedro esta manhã anunciando a morte do Papa Francisco

Papa Francisco não celebrou a missa de Páscoa no domingo, no entanto, em uma aparição rápida para o público de mais de 50 mil pessoas,...

Papa Francisco não celebrou a missa de Páscoa no domingo, no entanto, em uma aparição rápida para o público de mais de 50 mil pessoas, que estavam na Basílica de São Pedro, desejou:

“Irmãos e irmãs, feliz Páscoa!”

Esta foi a última vez que o povo viu Papa Francisco, que faleceu nesta segunda-feira, pós Páscoa.

Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio sofria de uma doença pulmonar crônica que o vitimou.

O pontífice continuava sua recuperação de um grave episódio de pneumonia bilateral.

Aparições raras desde o retorno da hospitalização

Francisco só apareceu em público algumas vezes desde que retornou ao Vaticano, em 23 de março, após uma hospitalização de 38 dias.

Ele não participou das solenidades da Sexta-Feira Santa e do Sábado Santo, mas o folheto da missa e os planos litúrgicos publicados pelo Vaticano já adiantavam sua aparição no domingo.

Segundo o Vaticano, ao menos 35 mil pessoas participaram da missa no local, especialmente adornado com narcisos, tulipas e outras flores doadas pelos Países Baixos.

Primeiro Papa das Américas

Francisco foi o primeiro pontífice das Américas.

Ele encantou o mundo com seu estilo humilde e preocupação com os pobres, mas entrou em conflitos internos dentro da própria Igreja Católica ao criticar o capitalismo e adotar um discurso de inclusão da população LGBTQIAPN+.

Período da Igreja

Agora que Francisco morreu a Igreja entra em período de Sé Vacante.

Caberá ao camerlengo, cardeal responsável pela administração dos bens e Tesouro do Vaticano, o governo temporário e a transição de poder.

Informações: UOL/Vídeo Folha de São Paulo

Compartilhar: