
Para quem precisa de atendimento em fisioterapia, mas não tem plano de saúde, uma oportunidade de receber atendimento gratuito iniciou na cidade, por meio da Clínica Escola de Fisioterapia para a comunidade do Centro Universitário Estácio Campo Grande, que abriu vagas para atendimento.
Os serviços são prestados por meio de um convênio estabelecido entre a instituição e a Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande – MS (SESAU). O acesso ao serviço é regulamentado pelo Sistema de Regulação do Ministério da Saúde (SISREG), sendo os pacientes encaminhados exclusivamente por meio desse sistema, conforme os critérios e diretrizes estabelecidas pelos órgãos competentes. Os atendimentos são gratuitos e focados em tratamentos de fisioterapia cardiopulmonar, neurológica e musculoesquelética somente para adolescentes, adultos e idosos.
A fisioterapia desempenha um papel importante na reabilitação de pacientes, especialmente em um país como o Brasil, onde a demanda por esses serviços tem crescido significativamente. No entanto, a distribuição de fisioterapeutas pelo território brasileiro é desigual. Enquanto a região Sudeste conta com uma proporção de 1,34 profissionais por mil habitantes, o Centro-Oeste apresenta apenas 0,98, evidenciando disparidades no acesso aos serviços de fisioterapia.
O objetivo da clínica é levar esse acesso aos tratamentos para região e as práticas são realizadas pelos alunos dos últimos semestres do curso, em período de estágio, com a supervisão do preceptor Tarson Landolfi Brito. “O estágio supervisionado é uma etapa essencial para a formação dos nossos alunos, pois alia teoria e prática, permitindo que eles desenvolvam habilidades técnicas e um olhar humanizado para os pacientes. Além disso, é uma oportunidade para a comunidade receber um atendimento de qualidade e sem custos, garantindo mais inclusão e bem-estar para a população”, afirma a coordenadora do curso de Fisioterapia da Estácio, Wandriane de Vargas.
O atendimento acontece no Núcleo de Saúde Integrado da Instituição, na Rua Fernando Correa da Costa, Nº 1760, Bairro Vila Rosa; e em casos de dúvidas podem entrar em contato pelo telefone da clínica (67 3348-8800), às segundas, quartas e quintas-feiras, das 18h às 22h.
Quem pode se beneficiar – O atendimento no Núcleo Integrado de Saúde da Estácio é aberto à toda comunidade interessada nos serviços disponíveis, de forma gratuita. Para os procedimentos fisioterapêuticos, após o contato e confirmação de consulta do Sistema de Regulação, os pacientes que tenham encaminhamento médico, exames recentes e prescrição de medicamentos devem apresentar o material na primeira consulta. “Para aqueles que não têm encaminhamento médico é necessário ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) próximo a sua residência e solicitar ao médico encaminhamento para a fisioterapia, assim o paciente será inserido no sistema da regulação e em seguida encaminhado para nossa avaliação fisioterapêutica”, explica Wandriane.
A fisioterapia neurológica pode ser aplicada a pacientes que possuem lesões cerebrais de nascimento, como a paralisia cerebral, ou aos que sofreram uma lesão ao longo da vida devido a condições motoras, acidente vascular cerebral (AVC), traumatismo craniano, Doença de Parkinson, entre outros. Além disso, pessoas com diagnóstico de esclerose múltipla, lesão medular por acidente e neuropatias periféricas também podem ser beneficiadas pelos procedimentos, além dos pacientes com disfunções cardíacas e pulmonares. E os atendimentos são voltados a prestar assistência em casos de torções, fraturas em diversas regiões, lombalgias, dores de coluna e outros casos de origem ortopédica ou reumatológica, como artrite, artrose e lesões de esforço repetitivo (LER).Atendimento Clínica Escola de Fisioterapia
Atendimento às segundas, quartas e quintas-feiras, das 18h às 22h no Centro Universitário Campo Grande (Fernando Corrêa da Costa, Nº 1760, Bairro Vila Rosa)
Informações: wandriane.vargas@estacio.br / 67 3348-8800