Prefeita, vice e vereadores eleitos são diplomados nesta quarta-feira para assumir mandato a partir de 1° de janeiro

Câmara teve renovação de 50% das 29 vagas...

A prefeita e vice-prefeita eleitas para a gestão de Campo Grande, assim como os 29 vereadores que irão ocupar as cadeiras da Câmara Municipal da Capital serão diplomados nesta quarta-feira (18), às 19h30 pela Junta Eleitoral da 36ª ZE (Zona Eleitoral de Campo Grande).

O evento, reservado aos diplomandos e seus convidados, será realizado no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, no Parque dos Poderes, e será conduzido pelo juiz da 36ª ZE, Dr. Ariovaldo Nantes Corrêa.

Para o Executivo, serão diplomados Adriane Lopes (PP) e a vice Camila Nascimento de Oliveira (Avante). Adriane comandou a Prefeitura da Capital nos últimos dois anos, ao assumir a gestão após Marquinhos Trad, (PDT), prefeito na época, deixar a cadeira para concorrer ao Governo do Estado e não ser eleito. Camila é ex-diretora do IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande).

Já no Legislativo Municipal houve grande renovação, dos 29 vereadores,14 foram reeleitos e 15 nomes estreiam ou retornam à Câmara após ficarem sem mandatos.

Entre os nomes mais famosos está o do ex-prefeito Marquinhos Trad (PDT), que acumula longa jornada na carreira política. Foi vereador, deputado estadual e prefeito. Após ser derrotado nas eleições de 2022 para governador, retorna à Câmara como o mais votado, contabilizando 8.567 votos. Como está retornando à Câmara após longo período em outros cargos públicos, o advogado é um dos nomes novos para este mandato.

Após perder sua cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Rafael Tavares (PL) fez 8.128 votos e assume uma das vagas no Legislativo Municipal, também sendo um dos novos nomes para o mandato 2025-2029. Ao contrário do mandato atual, que tem apenas uma mulher, o próximo contará com mais uma representante feminina além de Luiza Ribeiro. Com ideologia política oposta à sua companheira de Legislativo, Alana Portela (PL) é outro nome representando a renovação, eleita com 4.577 votos. Também pelo PL, o agente federal André Salineiro retorna à Câmara. Ele que foi o vereador mais votado em 2016, abriu mão do mandato em 2020 para candidatar a vice-prefeito junto ao promotor Sergio Harfouche. Salineiro entra como um novo nome para esta gestão com 4.782 votos.

Atualmente presidente da Câmara Municipal, Carlão – Carlos Augusto Borges (PSB). retorna à Câmara reeleito com 6.912 votos. O partido também reelegeu Otávio Trad, com 2.426 votos.

Defensor dos animais, Veterinário Francisco (União) também já foi vereador e em 2025, retorna à Câmara. Ele foi eleito com 6.371 votos.

Também pelo partido União, Fábio Rocha é outro novo nome a ocupar uma das cadeiras após alcançar 6.314 votos. O partido elegeu ainda Leinha, com 3.167 votos.

Dr. Lívio é outro que retorna à Câmara após idas e vindas como suplente e perda de mandato, conquistando 3.636 no último pleito.

Pelo (PP) o vereador Professor Riverton foi o mais votado, com 6.271 votos. Defensor da educação e do esporte, foi reeleito para o seu segundo mandato. O partido também garantiu vaga para o ex titular da Secretaria Municipal da Juventude, Maicon Nogueira, foi eleito para primeiro mandato com 4.236 votos. Reeleito, Delei Pinheiro conquistou 4.179 votos. Líder da prefeita na Câmara, Beto Avelar (PP) conquistou mais um mandato ao se eleger com 4.063 votos.

Também retorna ao Legislativo Municipal o vereador Dr. Victor Rocha (PSBD), que assume o segundo mandato após garantir 5.355 votos. O parlamentar é o criador da ‘Casa Rosa’, voltada ao atendimento às mulheres com câncer de mama.

Ainda pelo PSDB, Professor Juari também segue para seu segundo mandato com 5.050 votos. Papy é apontado como possível próximo presidente da Câmara e foi reeleito com 4.641 votos.

Filho do deputado estadual Cabo Almi – falecido em 2021 vítima de Covid-19, Flávio Cabo Almi (PSDB) segue os passos do pai e estreia no Legislativo com 5.003 votos. Ainda pelo partido, Silvio Pitú encerra seu primeiro mandato já reeleito. Ele conseguiu 6.409 votos.

Pelo PT, Luiza Ribeiro se reelegeu com 4.982 votos. A vereadora que era suplente, assumiu a cadeira após Camila Jara ser eleita Deputada Federal. O partido elegeu mais dois novos nomes: Landmark conquistou 4.022 votos na eleição deste ano e integra a partir de 1° de janeiro, o Legislativo da Capital. Também para seu primeiro mandato, o mais jovem entre os vereadores tem 25 anos, Jean Ferreira defende pautas da juventude e lazer e conquistou 3.768 votos.

Também estreando na Câmara Municipal, Neto Santos (Republicanos) conquistou sua vaga com 4.567 votos. Assim como Marquinhos Trad, Herculano Borges retorna à Casa de Leis com 4.119 votos. Ex-vereador, Borges já foi também deputado estadual e presidiu a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e também garantiu uma cadeia para o partido.

Irmão do ex-vereador Paulo Lands, Wilson Lands (Avante) também traz a bandeira da educação e foi eleito com 4.148 votos para seu primeiro mandato.

O Podemos reelegeu Clodoilson Pires, com 3.859 votos e Ronilço Guerreiro, que recebeu 3.244 votos.

O MDB reelegeu dois nomes: Junior Coringa (MDB) conquistou 6.131 votos e Dr. Jamal garantiu mais um mandato com 4.030 votos.

Não voltam à Câmara – Ayrton Araújo (PT), Betinho (Republicanos), Coronel Vilassanti (União), Dr. Loester (MDB), Dr. Sandro (PP), Edu Miranda (Avante), Gian Sandin (PSDB), Gilmar da Cruz (PSD), Professor João Rocha (PP), Tabosa (PP), Valdir Gomes (PP), William Maksoud (PSDB) e Zé da Farmácia (PSDB). O vereador Professor André (PRD) não concorreu, pois, é contrário À reeleição e Tiago Vargas (PP) teve a candidatura indeferida.

Diplomação – Durante a cerimônia nesta noite, que poderá ser acompanhada pelo canal do TRE-MS no YouTube e pela TV Câmara (Canal 7.1), ocorrerá a entrega dos diplomas aos vereadores, à prefeita e à vice-prefeita.

Devido à limitação de espaço físico do local, a imprensa poderá acompanhar o evento na área externa da Corte Eleitoral, onde haverá espaço para eventuais entrevistas.

No interior do estado, as cerimônias serão organizadas pelas respectivas zonas eleitorais, cujas datas, horários e locais podem ser consultadas no DJE/MS.

Compartilhar: