Semana da Canonização mobiliza fiéis em Campo Grande com chegada da relíquia de Carlo Acutis no dia 21 de abril

A capital sul-mato-grossense se prepara para viver uma semana de fé, emoção e profunda conexão espiritual com a juventude católica do mundo inteiro. De 21...

A capital sul-mato-grossense se prepara para viver uma semana de fé, emoção e profunda conexão espiritual com a juventude católica do mundo inteiro.

De 21 a 27 de abril, a Paróquia São Sebastião realiza uma programação especial em contagem regressiva para a canonização de Carlo Acutis, o jovem italiano conhecido como “padroeiro da internet”, que será proclamado santo oficialmente pelo Papa Francisco, em Roma, no domingo, 27 de abril de 2025, durante o Jubileu dos Adolescentes.

A grande expectativa local se deve ao fato de que o milagre que tornou possível a beatificação de Carlo Acutis aconteceu em Campo Grande, com a cura inexplicável do menino Matheus Lins Vianna, diagnosticado na infância com uma rara malformação no pâncreas. Após tocar uma relíquia do beato durante uma missa, o menino foi curado, e o milagre foi reconhecido oficialmente pelo Vaticano em 2020.

O objeto pessoal que chegará é o pullover azul. Essa peça de roupa é considerada uma relíquia de segundo grau, pois teve contato direto com o corpo do beato, esse ato marca o início das celebrações da semana da canonização em Campo Grande, que culminará com a cerimônia oficial no Vaticano em 27 de abril.

A relíquia será acolhida com uma celebração especial e ficará exposta para veneração durante toda a semana, até o dia da canonização, a previsão de chegada é às 19h, no dia 21, na Paróquia São Sebastião. A presença da relíquia em solo sul-mato-grossense reforça o elo espiritual entre a comunidade local e a trajetória do jovem que tocou o mundo com sua fé simples, amor à Eucaristia e habilidade em evangelizar por meio da internet.

Programação oficial da Semana da Canonização – Campo Grande/MS

21 de abril (segunda-feira)

Chegada e acolhida da relíquia de Carlo Acutis

 22 a 26 de abril

Missas temáticas, adoração e momentos de oração com os jovens – Capela do Milagre

27 de abril (domingo)

Transmissão ao vivo da canonização direto do Vaticano, com programação especial na Paróquia São Sebastião.

Além das celebrações, haverá espaços de acolhimento, confissões, apresentações musicais e atividades com a juventude católica. A Comissão Jovem da Paróquia São Sebastião, coordenada por Gabriel Ortiz, está à frente da mobilização com outras pastorais. Um santo que fala a linguagem do agora Carlo Acutis, morreu aos 15 anos, em 2006, vítima de leucemia.

Era um adolescente comum: usava moletom, calça jeans e tênis, mas tinha um profundo amor pela Eucaristia e usava a internet para criar conteúdos que explicavam os milagres da fé. Por isso, conquistou o título de “santo millennial”, sendo o primeiro da era digital a ser canonizado. Para os fiéis sul-mato-grossenses, o momento é histórico. “Ver que o milagre reconhecido aconteceu aqui, com o Matheus, nos enche de responsabilidade e esperança. É um presente para a nossa cidade e para os jovens do mundo inteiro”, comenta o padre Marcelo Tenório, pároco da igreja e principal divulgador da devoção a Carlo no Brasil.

Informações: Vinicius Bracht / Assessoria de Imprensa Rise MKT

Compartilhar: